quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Incentivo ao Esporte e ao Movimento Sustentável

Buenos Aires incentiva distribuição de bicicletas e vestiários para ciclistas

Empresas e universidades podem empresar ou distribuir bicicletas a funcionários; objetivo é aumentar deslocamentos por ciclovias.


Para incentivar os portenhos a pedalar e desafogar o trânsito, o governo da cidade de Buenos Aires está incentivado empresas, universidades e ONGs a aderirem a um programa que prevê a distribuição e o empréstimo de bicicletas a funcionários e alunos. Estacionamentos e vestiários com chuveiros para os que chegam suados após a pedalada para o trabalho ou estudos também estão no plano.
Meta é ampliar viagens feitas com bicicletas de 2% para 5% do total do transporte de passageiros - Governo de Buenos Aires
Governo de Buenos Aires
Meta é ampliar viagens feitas com bicicletas de 2% para 5% do total do transporte de passageiros
Trata-se do programa chamado Mejor en Bici (Melhor de Bicicleta). Segundo dados do governo local, 107 empresas de diferentes setores como tecnologia, petróleo e alimentos, além de 28 ONGs e oito universidades, já foram classificadas como "amigas da movimentação sustentável" porque estão estimulando o uso de bicicletas.
De acordo com o subsecretário de Trânsito e de Transporte, Guillermo Dietrich, em troca, o governo oferece palestras sobre segurança no trânsito e assessoria na área de infraestrutura ligada às ciclovias. As empresas ainda ganham ainda um selo de "socialmente responsável".
O objetivo é que a bicicleta torne-se o principal meio de transporte de muita gente entre a casa e o trabalho - ou pelo menos até a metade do caminho.
Buenos Aires, com três milhões de habitantes, possui 90 quilômetros de ciclovias e um sistema integrado com 22 estações com 850 bicicletas gratuitas. O governo local planeja chegar a 120 quilômetros em três anos e 5 mil bicicletas grátis.
Para efeitos de comparação, em São Paulo, com 19 milhões de habitantes, a malha de ciclovias, incluindo as das áreas de lazer, é de 140 km, de acordo com o site da Prefeitura.
Já o Rio de Janeiro conta, no total, com 235 km de ciclovias, ficando atrás apenas de Bogotá, na Colômbia, entre as cidades sul-americanas, também segundo a Prefeitura.

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