quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cuide de sua bike para que ela cuide de você


Manutenção e cuidados que você deve ter com sua bicicleta

É importante que a sua bicicleta esteja sempre em ordem e passe por revisões gerais periodicamente, feitas por gente que seja especializada no assunto. 
Mas verificações não requerem muita técnica e você pode fazer isso em casa, antes de sair para pedalar, desde que tenha as ferramentas básicas.


Transmissão

Primeiro, é imprescindível manter a transmissão "em ordem", ou seja: a corrente, as catracas e as coroas devem estar limpas e lubrificadas, para que o desgaste dessas peças não seja excessivo. A limpeza é importante para melhorar a mudança de marchas e conservar o câmbio. Mas atenção: uma lubrificação exagerada ou no local errado é "sujeira" na certa. O ideal é usar um pouco de solvente ou um óleo especial. Você pode usar óleos especiais do tipo "dry", que é seco, para usar em condições de poeira ou na cidade e ou "wet", de alta viscosidade, para a lama.

Suspensão

Além de ser um item caro em sua bicicleta, merece cuidado e manutenção periódica. As de ar e óleo devem ser revistas cada seis meses, mas se o uso é frequente a cada quatro. As de elastômero costumam precisar de uma revisão anual. Mas quando usadas em condições adversas (chuva forte ou lama), necessitam de revisão imediata.

Os cabos

Em geral devem estar lubrificados e limpos, pois senão aumentam o esforço na mudança de marcha e frenagem, diminui a precisão e deixa o câmbio lento ou impossibilita o seu uso. Não se esqueça de sentir se o freio está na "sua" regulagem e as sapatas todas apertadas. Quando os freios não estão do jeito certo, sair para a rua pode ser fatal. 

As rodas

Elas devem estar uniformes, com os aros alinhados e todos os raios tensionados.
(Atenção: aro alinhado não significa raios tensionados e raios tensionados não significa aro alinhado, em ambos os casos talvez seja necessário substituição).
Bem centradas, as rodas garantem maior velocidade, estabilidade e frenagem, e lhe poupará novas sapatas de freio. Outro problema de aros desalinhados é que as sapatas podem pegar nos pneus e rasgá-los, o que acontece também quando as sapatas estão soltas.


Os pneus

Os pneus devem estar calibrados com a pressão correta para o "seu" peso ou a condição do terreno. Calibragem baixa pode ocasionar um "snake bite" - quando o pneu bate no chão e a câmara abraça o aro, ocasionando um furo ao lado do outro. Calibragem excessiva diminui o conforto, pois o pneu fica muito duro e não absorve as irregularidades do terreno, além de gastar mais rápido e apenas o centro da banda de rodagem.


Os cabos

O garfo não pode ter nenhuma folga na caixa de direção, pois caso isso aconteça, a caixa e o garfo são danificados, podendo até quebrá-los. Verifique também se o quadro não apresenta nenhuma trinca, principalmente depois de uma trilha forte.
O selim deve estar preso e sem o bico muito inclinado. 
O guidão não pode estar torto nem trincado.
Os cubos devem estar lubrificados e sem folga.
Pedivela e pedal devem estar bem presos, ou você terá sérias complicações, pois todo seu ponto de apoio está nessa peça. O movimento central deve estar lubrificado e sem folga. Desajustes nesse conjunto podem prejudicar o funcionamento do câmbio dianteiro.
Verifique ainda se todos os parafusos estão apertados.

Faça revisões na sua bicicleta, evite acidentes e possíveis problemas posteriores

Visitem nosso site: http://www.monaconet.com.br/
Sigam nos no Twitter: https://twitter.com/monaconet

Nenhum comentário:

Postar um comentário